Pastoral do Dízimo


Pastoral do Dízimo

 PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
“O rio entrega todas as águas ao oceano, e nem por isso seca”.
Partilhemos de coração o nosso Dízimo, entregando a comunidade o que é justo.
“... as portas do céu estão abertas para o dizimista fiel.”

 

Caríssimo(a) paroquiano(a), que a Paz e a Bênção de Deus esteja contigo!
Sentindo a necessidade de vivermos mais intensamente a dimensão do Dízimo em nossa PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS e também de melhor nos organizarmos e nos planejarmos para a construção da futura igreja matriz, queremos através desta carta convocar todo o povo de deus a abraçar com amor a CAMPANHA DE EVANGELIZAÇÃO PAROQUIAL: “MEU CORAÇÃO É DE CRISTO”.
Sem o Dízimo o sonho de ser uma Paróquia Missionária nunca poderá ser uma realidade. Hoje quando se fala em Dízimo, antes da contribuição em dinheiro, devemos entender a participação do cristão católico na comunidade a que pertence. A oferta do dízimo será decorrência desta participação. Quando ofertamos o dízimo devemos fazê-lo com oração e agradecimento a Deus, no íntimo do nosso coração.
O Dízimo não pode ser o que sobra, mas sim, a primeira coisa a ser reservada, pois para Deus não podemos dar o resto e sim as primícias, como diz a Bíblia no Gn 4,1-8; 14,17-20; Ml 3,8-10; At 2,42-47; IICor 9,6-12; Lc 21,1-4; leia os texto! O Dízimo ajuda a nos libertar do egoísmo, da cobiça, da escravidão as coisas materiais. Através dele, expressamos o nosso compromisso com a comunidade a qual pertencemos e devemos amar.
Quero aproveitar esta ocasião para recordar-vos as três importantes dimensões onde o dízimo deve ser aplicado:
Na dimensão religiosa o dízimo deve suprir com seus recursos, todas as necessidades ligadas ao culto e aos seus ministros. Gastos com o templo – reformas, construção e manutenção; salário do padre e dos funcionários, encargos sociais, xerox, impressos, paramentos litúrgicos, flores, velas, vinho, hóstias, equipamentos de som e audiovisuais, material de limpeza e manutenção da casa paroquial e do veículo paroquial que precisa ser trocado.
Na dimensão social o dízimo deve nos possibilitar que ajudemos a suprir as necessidades dos irmãos mais necessitados da comunidade, atendidos pelas pastorais sociais.
Na dimensão missionária, quanta coisa bonita precisamos fazer através dos vários encontros de evangelização das lideranças de nossas comunidades, movimentos e pastorais; jovens, casais, crianças, famílias inteiras precisam ser melhor evangelizadas. Sem esquecer a ajuda a Cúria e as campanhas missionárias.
Querido paroquiano, temos muito a fazer por nossa Paróquia, por isso quero com esta carta lhe convidar a ser um dizimista fiel por amor a Deus e a Igreja de Cristo. Seja você também uma testemunha verdadeira do Senhor! Diga ao mundo que seu coração é de Cristo! Convide mais irmãos para vestirem a camisa do dízimo em nossa comunidade paroquial. Cristo espera a sua resposta.
Neste tempo de Quaresma convidamos em nome de Cristo todos os paroquianos a se converterem de verdade no tocante a partilha de seus bens. Se deixarmos o egoísmo tomar de conta de nossas atitudes, facilmente nos afastaremos de Deus e dos irmãos na Igreja. Rezemos juntos para que a Campanha “MEU CORAÇÃO É DE CRISTO”, nos envolva no amor de Deus, nos faça realizar a vontade do Senhor, renove nossa dinâmica pastoral e faça com que nossa Fé seja traduzida na grande obra da construção da Igreja Matriz, para o louvor de Deus e da Santíssima Trindade.
Não esqueça! Dízimo é um compromisso mensal regular com a Igreja de Cristo. É aquela parcela que todo o mês devolvemos a Deus através da Comunidade, calculada sobre a renda mensal. E sendo entregue regularmente, possibilita à Paróquia atender a todas as despesas mensais de sua responsabilidade. Nossa secretaria para o atendimento dos fiéis já está funcionando de segunda a sábado, das 08h as 12h e das 14h as 17h. venha nos visitar, será um prazer lhe receber! Seja um dizimista fiel e você verá as bênçãos do céu sendo derramadas sobre sua vida e sua família!
Pe. Roberto Bezerra da Rocha Júnior
Pároco