Nossa Senhora do Bom Parto
Os títulos de Nossa
Senhora, "do Bom Parto" e do "Bom Sucesso" nasceram aos pés
da imagem da Virgem Negra de Paris, venerada na antiga igreja Saint-Etienne-des-Grès,
capital francesa. Invocar a proteção da Mãe durante a gestação e parto é o que
toda família cristã sempre fez ao longo dos séculos.
O culto à Virgem do
Bom Parto é uma das mais tradicionais devoções da França, Espanha e Portugal, que
se espalhou por muitas outras nações. No mundo cristão, esse culto aparece com
títulos semelhantes, como Nossa Senhora do Divino Parto, entre outros, porém as
imagens representam a Virgem com a pele clara.
Nos registros das
primeiras igrejas cristãs, encontramos muitas indicações sobre estátuas e
pinturas da Virgem Maria com a pele morena. Na Antiguidade, a cor preta em
símbolos religiosos, era sinal de fertilidade. Um sinal que a primitiva arte
cristã manteve, para invocar a fertilidade física e espiritual de Maria, Mãe de
Deus e nossa.
A imagem de Maria
da igreja de Paris foi esculpida em pedra negra e data do século XI.
Considerada milagrosa, é diante dela que acorrem constantes peregrinações de
devotos. Nossa Senhora do Bom Parto é especialmente invocada nas ocasiões de
tragédias pessoais e públicas. Aos seus pés, o Padre Cláudio Poullart dês
Places, junto com doze companheiros pobres, fundou a Congregação do Espírito
Santo e do Imaculado Coração de Maria, em 1703. A Congregação dos padres espiritanos
cresceu rapidamente e, orar diante da Virgem Negra de Paris, era sinal da
primeira consagração.
Outras
personalidades importantes foram rezar aos pés de Nossa Senhora do Bom Parto,
em Paris. Dentre os quais: Domingos de Gusmão; Tomás de Aquino; Francisco de
Sales, hoje Doutor da Igreja; Sofia Barrat; Vicente de Paulo, que colocou sob a
proteção da Virgem Negra de Paris a sua grande Obra de caridade e os seus
Institutos; e mais recentemente João Bosco.
Durante a Revolução
Francesa, a igreja de Saint-Etienne-des-Grès foi saqueada e destruída. Mas a
escultura da Virgem Negra foi vendida à uma piedosa cristã, que a escondeu
muito bem. Mais tarde, ela doou a sagrada imagem às Irmãs Enfermeiras da
Congregação de São Tomas de Vilanova, que construíram uma capela nova para a
veneração de Nossa Senhora do Bom Parto, em Neuilly. Desse modo, asseguraram o
culto e as constantes peregrinações dos fiéis e devotos.
Foram os
missionários espiritanos que divulgaram o culto à Senhora do Bom Parto no
mundo.
No Brasil eles
aportaram em dezembro de 1885, e encontram essa devoção já estabelecida no
país. Os registros indicam que os cristãos brasileiros começaram a invocar
Senhora do Bom Parto, diante da imagem da Virgem do Ó, na igreja erguida no Rio
de Janeiro em 1650.
Isso porque,
anexada à ela, os padres fundaram o Recanto do Bom Parto, para acolher as
mulheres grávidas rejeitadas pela sociedade.